quinta-feira, abril 06, 2006

Do inferno

Pela primeira vez em exposição ao vento:

Observava a lua cheia
Porque hoje ela era lua.
Ela era cachos e até loira.
A água gélida no rosto perecível -
Nada mais do que o silêncio daquelas palavras.
(palavras embutidas)
Ruído da noite numa surdez eterna e muda.

Observava a lua como nunca antes,
Porque hoje ela era lua, ela era muda, era eclipsada.
Se expunha ao vento, à água
E pela primeira vez observava
A escuridão da lua envolta
Como nunca antes vira
O vento, a água, aquela geleira.

No seu rosto perecível,
Esfinge, matéria morta.
Era até loira, nessa hora.
Até gelo, quase um chão.

Enquanto o rosto se desfazia,
Decompunha a noite em partes
De gélida simetria.
Observava, como nunca,
A lua, o céu, o vento ardil
Que dava socos.

Transpunha-se em geleira clara, em frieza morna,
Pontada que não dilui. Transpunha-se em matéria morna
e molhada. Viscosa: quase pus.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

[Nota Publicitária]

Aviso aos leitores: Postei um maravilhoso poema da Adília Lopes, poeta portuguesa contemporânea, no meu outro blogue, onde tem reflexões minhas e onde eu coloco algumas citações de vez em quando. Essa vale ver, porque a Adília é maravilhosa e enfim... sem comparações com esses textos que vocês costumam ler por aqui. Então, eu recomendo!

O endereço é: www.outroblogue.blogspot.com ou cliquem no meu nome aqui, e chega lá direto.
Espero que gostem! Vale muito conferir. um beijo

07 abril, 2006 10:00  
Blogger Angélica Freitas said...

adília é maravilhosa, sim. :-)

07 abril, 2006 18:34  
Blogger Angélica Freitas said...

eu gostei demais de "Ela era cachos e até loira." ;-)

07 abril, 2006 18:35  
Blogger efa said...

e eu amei o "quase pus"
gostei muito desse seu poema. Sério.

09 abril, 2006 14:40  
Blogger Angélica Freitas said...

feliz 23! ;-)

10 abril, 2006 09:31  
Blogger Pablo Araujo said...

gostei do seu poema abaixo, "notas..."; principalmente da primeira parte.

beijo

10 abril, 2006 10:21  
Blogger Thiago Ponce de Moraes said...

vários algaravariáveis por aqui, rs.
gostei dessa coisa viscosa, pus.
Muito bom.

Beijos.

10 abril, 2006 10:48  

Postar um comentário

<< Home